quinta-feira, 15 de setembro de 2011

TURISMO BRASILEIRO NAS MÃOS DE SARNEY, CONFIRA

O turismo continua nas mãos de Sarney. Saiu um, entrou outro deputado maranhense. Gastão Vieira é aliado de Sarney e foi secretário duas vezes, de planejamento e educação.

Ilustração: Cadu Tavares
Na Câmara sempre  atuou na área da educação. É mais versátil que Pedro Novais, o ministro que sai, mas, dificilmente, terá tempo para dominar o tema e produzir algo que o momento exige.
Quando Sarney indica um ministro, a julgar pela passagem de Novais, ele procura, entre outras coisas, dirigir recursos para o Maranhão e fortalecer sua dominação política doméstica.
Sarney vai negar que escolheu Gastão, como negou que escolheu Novais. A troca de guarda, de um aliado maranhense para outro, dá um pouco a dimensão de como o governo  vê o turismo diante dos eventos internacionais que nos desafiam.
As obras de melhoria da locomoção urbana tiveram seus prazos de conclusão adiadas para dezembro de 2013. O  famoso legado vai ficando para o fim. Nos aeroportos serão construidos terminais de passageiros provisórios.
Gastar tanto dinheiro apenas para gritar gol não compensa, sobretudo nesse momento em que a economia em crise pede avanços sustentáveis. E o turismo desenvolvido era  um dos fatores chave da sustentabilidade nos projetos de sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Fernando Gabeira para o Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário